Châteauneuf du Pape Vieilles Vignes, 2013

Clique numa dessas imagens abaixo para dar o zoom

Mais Imagens

Châteauneuf du Pape Vieilles Vignes, 2013

Encorpado Tinto

Produtor: Domaine de Villeneuve

Região: Côtes du Rhône (Châteauneuf-du-Pape)

Tipo: Tinto

Safra: 2013

Descrição Rápida

Os vinhos do Domaine de Villeneuve são hamoniosos, equilibrados e de textura sedosa, graças à máxima expressão da qualidade das vinhas velhas e de uma colheita minuciosa. Esse vinho com notas de frutas vermelhas é muito intenso, mas também de grande elegância, o que é raro de encontrarmos tradicionalmente nos Chateauneuf du Pape!

descrição técnica

Share this page
R$376,00

Rótulo: Châteauneuf du Pape Vieilles Vignes, 2013

Produtor: Domaine de Villeneuve Côtes du Rhône (Châteauneuf-du-Pape)
Uvas 70% Grenache, 16% Mourvèdre, 8% Syrah, 4% Cinsault e 2% Clairette
Produtor Desde a safra de 1995, este Domaine de notável jornada nunca decepcionou. Seus vinhos revelam a elegância extrema que é possível alcançar nos vinhedos de Châteauneuf du Pape. Cheios de harmonia e equilíbrio, eles primam pela profundidade e por uma textura sedosa. São desprovido de um peso exagerado e têm aptidão para a longevidade, e a idade os fazem ganhar em energia e complexidade.
Produção Nas vinhas é praticada a griffonage, para que o solo possa respirar melhor, assim como o enrelvamento para aumentar o vigor das plantas e a porosidade do solo. Não há controle químico artificial para o controle das pragas, o Domaine usa apenas as preparações utilizadas na agricultura biodinâmica. A colheita é muito minuciosa, com 3 estações de triagem sucessivas, para que cheguem aos tanques apenas o melhor da produção! A cave está completamente enterrada a 2 níveis abaixo do solo e as uvas são transportadas e preparadas manualmente para evitar a brutalidade do bombeamento por aspiração com máquinas. Também é utilizado o método de pigeage. O vinho passa de 18 a 20 meses em cubas (80%) e barricas novas de carvalho (20%). O maturação do vinho é feita com as borras finas em tonéis e barris.
Características Este vinho apresenta uma cor rubi brilhante e profunda, o nariz é intenso e remete a frutas vermelhas, principalmente morangos. O ataque é muito expressivo e frutado, mas com incrível frescor para os vinhos dessa denominação. A mineralidade vem sublinhar notas de frutas maduras. A Syrah mostra toda sua personalidade com notas de couro e violetas que é seguido por um meio de boca cheio mais alinhado com o comportamento da Grenache. Este vinho é muito intenso, mas também de grande elegância, o que é raro de encontrarmos tradicionalmente nos Chateauneuf du Pape.
Graduação alcoólica 14,5º
Serviço Melhor decantar por 40 minutos antes de servir, a 15 graus.
Tempo de guarda Pronto, mas pode ser guardado por mais de 20 anos.
Harmonização Carnes vermelhas assadas, risoto com trufas negras, pernil com alecrim.