Gewurztraminer Calcaire, 2012

Clique numa dessas imagens abaixo para dar o zoom

Mais Imagens

Gewurztraminer Calcaire, 2012

Médio Branco

Produtor: Domaine Zind-Humbrecht

Região: Alsace

Tipo: Branco

Safra: 2012

Descrição Rápida

O solo calcário das parcelas onde é produzido esse Gewurztraminer, não é apenas referência no nome do vinho, como lhe proporciona grande mineralidade e uma vibrante acidez! No nariz é muito refinado, com notas cítricas e de compotas. O açúcar residual presente traz grande harmonia, o deixando na boca muito elegante!

descrição técnica

Share this page
R$165,00

Rótulo: Gewurztraminer Calcaire, 2012

Produtor: Domaine Zind-Humbrecht Alsace
Uvas 100% Gewurztraminer
Produtor A família de Olivier Humbrecht produz vinhos desde 1620 e foi uma das primeiras a produzi-los de forma biodinâmica na Alsácia. Os críticos do vinho consideram unanimamente o Domaine Humbrecht como o melhor produtor de vinhos brancos do mundo. Uma unanimidade tão grande que é mesmo surpreendente: Bettane & Dessauve (entre os mais respeitáveis críticos na França) o considera "como um produtor excepcional, representante da qualidade mais absoluta." Robert Parker diz: "Não sei o que é o mais extraordinário, a qualidade dos vinhos ou a dedicação completa de Olivier. Esse grande homem, forte e intelectual é provavelmente o melhor produtor do mundo". Jancis Robinson: "Sou admiradora de sua incessante procura pela a melhor qualidade.”
Produção Esse vinho é produzido a partir de um pequeno vinhedo de Gewurztraminer Gueberschwihr, próximo à Goldert, e de duas parcelas mais jovens (1978 e 1985) que ficam localizadas no Grand Cru Hengst.Esses solos são marno-calcários e muito ricos e alcalinos, sendo referência para o nome do vinho. A fermentação encontra seu equilíbrio com uma certa quantidade de açúcares residuais. Ele envelhece por 18 meses em barricas francesas de 40 anos de idade.
Características Esse vinho possui um nariz incrivelmente refinado, com uma grande persistência aromática, sendo possível identificar aromas delicados, de frutas cítricas e especiarias, mas sem excessos e com muita complexidade. Após longa oxigenação, a influência forte das compotas se atenua e o vinho acaba se abrindo de maneira progressiva para notas de frutas mais exóticas. É muito fácil perceber a maturidade das uvas na boca, mas o conjunto todo do vinho possui uma bela harmonia. Na boca, ele é ao mesmo tempo elegante e estruturado. O residual de açúcar presente não deixa o vinho pesado, ao contrário, ele se integra pefeitamente com a acidez do vinho, o que faz parecer um índice 4, quase exagerado como classificação de açúcar residual. Este vinho também evolui lindamente após alguns dias aberto, o que caracteriza seu grande potencial de envelhecimento.
Graduação alcoólica 13,5º
Serviço Melhor abrir 20 minutos antes de servir, a 12 graus.
Tempo de guarda Pronto, mas pode ser guardado por mais de 10 anos.
Harmonização Perfeito com pratos com especiarias e pimentas, como pratos da culinária asiática ou tailandesa, além de queijos mais fortes.